quinta-feira, 28 de maio de 2009

Verdão quer reencontrar caminho dos gols contra Nacional

O Palmeiras inicia o confronto contra o Nacional, do Uruguai, com um objetivo claro: abrir vantagem nas quartas de final da Libertadores. Para isso, será obrigado a encontrar uma fórmula para reativar seu ataque nesta quinta-feira, às 22 horas, no Palestra Itália.
O jejum de gols do Alviverde já dura 273 minutos, sem contar os acréscimos dos últimos quatro jogos. Depois de vencer o Coritiba por 2 a 1, na estreia do Campeonato Brasileiro, os comandados do técnico Wanderley Luxemburgo passaram em branco contra Sport e Internacional, fora de casa, e no recente clássico ante o São Paulo, no Palestra Itália.


Ainda assim, o elenco palmeirense demonstra confiança em bater o Nacional. "Esse jogo da Libertadores é mais importante em relação aos anteriores. Estamos vivenciando cada decisão", destaca o meia Cleiton Xavier.
O zagueiro Maurício Ramos segue o mesmo tom ao falar sobre a partida desta quinta-feira. "Estamos bem focados. Com certeza, todos vão dar o máximo para fazer uma grande partida em nossa casa", afirma o defensor.
A queda de desempenho ofensivo do Palmeiras caminha lado a lado com a falta de gols do atacante Keirrison. Nas últimas sete apresentações do time paulista, ele balançou as redes adversárias apenas uma vez. Mesmo assim, a tática alviverde é clara: "Temos que jogar todas as nossas fichas no jogo do Palestra. Precisamos vencer sem levar gols", decreta o meia Diego Souza. Para ajudar o K9, a diretoria fez uma contratação polêmica: o centroavante Obina, que sofria uma chuva de críticas no Flamengo. O jogador já está relacionado para enfrentar o Nacional. Se entrar, ele promete contribuir com o trabalho do jovem colega.

"Quero ajudar o Keirrison e todos os jogadores do Palmeiras", confirma Obina, que está sem marcar desde novembro do ano passado. "Sei que atacantes vivem de gols. Mas outros grandes jogadores também passaram por um período de jejum. O Washington (do São Paulo) está sem marcar faz sete partidas. Eu já consegui dar a volta por cima outras vezes", completa.
Sobre a escalação, o técnico Wanderley Luxemburgo continua com problemas para encontrar um companheiro de ataque para Keirrison. Sem a presença de Willians, vetado pelo departamento médico, o meia Diego Souza será novamente escalado no setor.
Outro desfalque é o lateral direito Wendel, que está suspenso. Fabinho Capixaba retoma a posição. Para completar, Souza e Pierre voltam a formar a dupla de volantes no meio-campo.
Oposto: Para o Nacional, os gols têm saído com maior facilidade. Só o atacante Gustavo Biscayzacú marcou três vezes na vitória do final de semana contra o Peñarol, no maior clássico do Campeonato Uruguaio.
Em contrapartida, o time de Montevidéu também conta com um problema: o lateral esquerdo Federico Dominguez está machucado. Seu substituto é Adrián Romero.

FICHA TÉCNICA: PALMEIRAS-BRA x NACIONAL-URU

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 28/05/2009 (quinta-feira)
Horário: 22 horas
Árbitro: Carlos Torres (Paraguai)
Assistentes: Rodney Aquino e Milcíades Saldívar (ambos paraguaios)

PALMEIRAS: Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Fabinho Capixaba, Pierre, Souza, Cleiton Xavier e Armero; Diego Souza e Keirrison
Técnico: Wanderley Luxemburgo

NACIONAL: Muñoz; Rodríguez, Victorino, Coates e Romero; Morales, Arismendi, Fernández e Lodeiro; Biscayzacú e Medina.
Técnico: Gerardo Pelusso.