sábado, 4 de abril de 2009

Palmeiras X Botafogo-SP, o que podemos esperar?

Palmeiras e Botafogo de Ribeirão Preto, duelam neste domingo no Parque Antártica, Botafogo, sem perigo de cair, e sem chances de classificação, apenas irá cumprir tabela, já o jogo para o Palmeiras é de extrema importância, e tem um único objetivo apenas: terminar na liderença do Paulista para possuir vantagens na fase decisiva.

O jogo era pra ser considerado fácil, senão fosse a partida contra o Sport Recife que virá no meio de semana, decisivo para o Palmeiras, que Luxa poderá escalar vários reservas para atuar, poupando os mesmos para a decisão na Ilha. Com os tropeços obtidos pelo Palmeiras nessa reta final de campeonato, uma derrota com o São Paulo, e um empate lamentável com a equipe do Oeste em Itápolis, não aliviaram as coisas para o elenco palmeirense, que não conseguiu a classificação e tentará a mesma amanhã no Palestra.

Certo é que o elenco reserva do Palmeiras é até mesmo superior que o time titular do Bota, mas em campo são 11x11, o empate amargo com o Oeste é a prova disso, lembrando que em Itápolis, a equipe jogou com o time titular e não saiu de campo vitoriosa, o que faz com que os palmeirenses temam perder a primeira colocação para o rival São Paulo, que por outro lado também entrará com os reservas para a partida contra o Azulão, se São Paulo não vencer, saímos classificados mesmo perdendo, mas se empatar ou vencer, temos obrigatoriamente o dever de vencer.

Edmilson e Capixaba voltam a equipe, Marcos já está certo que irá ficar de fora, a equipe poderá jogar no esquema 4-4-2, com Bruno, Capixaba, Jéci, Marcão, Jefferson, Sandro Silva, Jumar e Evandro, Marquinhos e Lenny, também pode pintar o paraguaio Ortigoza como titular. Edmílson essa semana confessou: vai ser feio e decepcionante se perdemos o primeiro lugar, podemos ver um bom jogo.

Vamos ver, pra mim Palmeiras se quizer vencer terá que jogar muito com seu time reserva, acho melhor irmos torcendo pros nossos amigos do São Caetano.

Ajude o Palmeiras Brazil: Divulgue

Blog novo, desconhecido, mas o que falta é divulgação, peço a ajuda aos membros a divulgarem este blog, para que possamos continuar postando todas as informações diárias sobre nosso Palmeiras.

Coloquem o link no orkut, em fóruns, no youtube, vamos fazer deste o melhor blog do Verdão.

Vídeo de divulgação:

http://www.youtube.com/watch?v=z1RyWVa2tIw

Repassem. Obrigado a todos.

Elenco 2009: Bruno, Pierre e Marcão

Bruno Cortez Cardoso

Bruno Cortez Cardoso, ou apenas Bruno, (São Paulo, 27 de junho de 1984) é um goleiro brasileiro que joga atualmente pelo Palmeiras.
Destro, Bruno tem 1,95 de altura, 88kg usa chuteira 43. É o segundo goleiro do time principal, mas nos anos anteriores vinha atuando pelo Palmeiras B.
Pelo time de juniores do Palmeiras, Bruno foi vitorioso em dois campeonatos, Copa Belo Horizonte (BH), em 2002 e Campeonato Paulista de Juniores em 2002 e 2004. Pelo Palmeiras principal foi campeão no Campeonato Paulista de 2008. Por enquanto são seus únicos títulos na carreira. Em julho de 2008, com a negociação de Diego Cavalieri com o Liverpool, da Inglaterra, Bruno é elevado ao posto de sucessor de Marcos, que ao lado de Ademir da Guia ocupa o posto de ídolo incondicional e vitalício do clube.

Lucas Pierre Santos Oliveira

Lucas Pierre Santos Oliveira, ou apenas Pierre, (Itororó, 19 de janeiro de 1982), é um futebolista brasileiro que atua como volante pela equipe do Palmeiras. Ele é conhecido pelo excepcional poder de marcação e considerado por muitos, um dos melhores volantes em atividade no futebol brasileiro.
Foi emprestado ao Palmeiras em 2007 depois de um bom Campeonato Brasileiro em 2006 pelo Paraná Clube.
Após problemas do Paraná com o Ituano, o Palmeiras acertou a contratação do jogador em definitivo.

Curiosidade: O jogador é patrocinado pela a empresa multi-nacional Nike.

Clubes na carreira
2002 a 2003, 2004, 2005 e 2006: Ituano-SP
2003, 2005, 2006: Paraná Clube-PR
2007 - : Palmeiras-SP

Títulos na carreira
Ituano - Campeonato Paulista: 2002
Palmeiras - Campeonato Paulista: 2008

Marcos Alberto Skavinski

Marcos Alberto Skavinski (Curitiba, 28 de março de 1975), conhecido como Marcão, é um futebolista brasileiro. Atua como zagueiro, e atualmente compõe o elenco do Palmeiras.
Marcão ganhou projeção nacional ao defender o Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul, no Brasileirão de 2003. Do Rio Grande do Sul rumou ao seu estado de origem, o Paraná, para defender o Atlético Paranaense, onde chegou a vestir a braçadeira de capitão na final da Copa Libertadores de 2005, perdida para o São Paulo. Do Atlético Marcão transferiu-se para o Kawasaki Frontale do Japão, onde atuou em 2006, antes de passar a defender outro clube brasileiro, o Internacional de Porto Alegre, aonde chegou no inicio de 2007.
Em agosto de 2007, no Sport Club Internacional, o jogador se viu envolvido em um caso de doping por uma substância contida em um remédio que tomava a cinco anos contra a queda de cabelos.
Em fevereiro de 2009, foi contratado pelo Palmeiras.

Títulos

Atlético (PR)
Campeonato Paranaense: 2005

Internacional
Campeonato Gaúcho: 2008.
Copa Sul-Americana: 2008

Marcação no ataque: arma palmeirense para retomar embalo

O Palmeiras teve seu melhor começo de temporada desde 1920 com nove vitórias em seus nove primeiros jogos. Mas termina a primeira fase do Campeonato Paulista questionado pela queda de rendimento admitida pelo próprio elenco e a má campanha na Libertadores, sem nenhum ponto somado em duas partidas e o risco de ser eliminado na primeira fase.
O goleiro Bruno, no entanto, sabe o que é necessário para o time voltar a convencer. Titular em cinco dos nove triunfos no início do ano, o reserva de Marcos quer que seus companheiros de ataque voltem a pressionar a defesa adversária para que o ritmo rápido e envolvente do Verdão retorne.

"Tem que ter aquela mesma pegada forte, um time compacto, com a marcação começando com Keirrison, Cleiton Xavier, Ortigoza, Lenny. Tem que pegar lá na frente e botar a cabeça no lugar", recomendou o arqueiro, procurando, ao mesmo tempo, minimizar a acomodação depois de tantos elogios.

"Isso é natural, acontece com todos os times. Tivemos um começo de ano muito forte e demos uma acomodada. Agora a gente precisa retomar o ritmo do começo do ano, voltar a ter aquela vontade", reforçou.

A primeira oportunidade para apagar os recentes maus resultados - perdeu para o São Paulo no sábado e empatou com o Oeste em Itápolis, deixando chances para o arquirrival do Morumbi lhe roubar a ponta do Estadual - será neste domingo, diante do Botafogo de Ribeirão Preto.
Wanderley Luxemburgo, que já adiantou que poupará Marcos visando o jogo de quarta-feira contra o Sport pela Libertadores, deve escalar um time misto, mas ainda não confirmou a equipe que inicia a partida no Palestra Itália.

"Por enquanto ele não nos passou nada. Acho que vamos saber quem vai jogar hoje ou amanhã na concentração", informou Bruno, titular certo neste fim-de-semana ao lado de Fabinho Capixaba e Edmilson, que voltam de contusão.

Botafogo-SP vira 'atalho' para Palmeiras se motivar em Recife

Assumidamente pensando na decisiva partida de quarta-feira contra o Sport, que pode definir sua sequência na Libertadores, o Palmeiras achou uma maneira de valorizar a última rodada no Campeonato Paulista. Enfrentar o Botafogo de Ribeirão Preto no Palestra Italia, neste domingo, virou uma motivação para acalmar as críticas ao time.
Se vencer os interioranos, a equipe confirma-se na liderança da primeira fase do Estadual, assegurando a vantagem de jogar por resultados iguais nas semifinais e finais. O foco, no entanto, é ter uma atuação convincente para chegar à Ilha do Retiro sem nenhuma pressão.

"Já tivemos a derrota para o São Paulo, o empate com o Oeste... Uma vitória contra o Botafogo seria primordial para garantir o primeiro lugar e também chegar com uma cabeça boa em Recife", admitiu o goleiro Bruno, garantindo, no entanto, que o elenco não está abalado pelos recentes maus resultados.

"Não temos dúvida da nossa capacidade em Recife, mas é bom evitar que as pessoas fiquem comentando alguma coisa. Por isso vencer o Botafogo virou essencial", reforçou o arqueiro, que substituirá Marcos, poupado exatamente para o compromisso no Nordeste, prioridade alviverde desde a derrota para o Colo Colo, há um mês.
Mais do que deixar o clima mais ameno para viajar para Pernambuco, os três pontos deixam, pelo menos, um futuro menos intranquilo no Palestra Itália. Uma falha na Libertadores seria 'aliviada' com as boas chances de conquistar o bicampeonato estadual.

"Desde as primeiras rodadas nós estamos na liderança, chegamos a abrir sete pontos e agora deixamos os concorrentes se aproximarem. Isso não podia ter acontecido, já podíamos ter garantido este primeiro lugar. Realmente seria frustrante não ser líder", confirmou Bruno, concordando com Edmilson, que previu ser "decepcionante e triste se o Palmeiras não ficar em primeiro lugar".

É neste espírito que a equipe entra em campo às 16 horas (de Brasília) deste domingo diante dos ribeirão-pretanos, que brigam contra o rebaixamento. Caso não vença, o Palmeiras pode ser ultrapassado pelo São Paulo, que enfrenta o São Caetano no mesmo horário em Presidente Prudente.

Diego Souza admite ansiedade por jogo contra Sport

O Palmeiras já completa mais de um mês sem sequer uma partida na Libertadores da América. Mas a decisão está se aproximando. Na quarta-feira, o Verdão inicia a luta pela recuperação no grupo 1 da competição sul-americana. Os jogadores do Alviverde demonstram ansiedade para alcançar a reviravolta diante do Sport, em Recife.

"Está chegando o momento de enfrentarmos o Sport, a ansiedade é grande, creio que temos todas as condições de fazer uma grande partida", prevê o meia Diego Souza.

Antes da viagem a Recife, o Palmeiras tem um outro compromisso: joga contra o Botafogo, domingo, no Palestra Itália. O jogo vale o primeiro lugar da fase de classificação do Paulistão e, consequentemente, a vantagem nas semifinais e finais do torneio estadual.
Por enquanto, o técnico Wanderley Luxemburgo faz mistério sobre a escalação do próximo compromisso. Ele deu a entender em sua entrevista na quinta-feira que irá poupar alguns titulares.

"Eu quero jogar", avisa Diego Souza. "É importante conseguir essa vitória, ganhar ritmo e confiança", emendou o camisa sete do campeão paulista, novamente citando a partida contra o Sport.

Luxemburgo reclama de "especulações" sobre conversa com Timão

Prestes a entrar em uma fase decisiva com o Palmeiras, o técnico Wanderley Luxemburgo viu seu nome envolvido em um possível acerto com o rival Corinthians. Foram divulgadas notícias de que o treinador seria o preferido do presidente Andrés Sanchez para o centenário do clube, no ano que vem, até pelo desgaste com o atual comandante do Alvinegro, Mano Menezes.
Nesta sexta-feira, durante visita a uma instituição que cuida de crianças com câncer, Luxemburgo rechaçou qualquer tipo de contato com o Timão. Para o treinador, a prioridade é pensar no trabalho desenvolvido no Parque Antártica.

"Não vamos deixar esse tipo de coisa ir para frente. Futebol é tão complicado. Não tem nada a ver. Tenho contrato com o Palmeiras (até o final do ano). Já me tiraram, me colocaram. Toda vez é essa confusão", bradou. Experiente, Luxemburgo sabe que o Palmeiras começa a viver um período decisivo na temporada. A partir da próxima semana, o Verdão busca a recuperação no grupo 1 da Libertadores da América - no confronto diante do Sport - e começa a disputa da fase semifinal do Campeonato Paulista.

"Vai chegar a época de decisão e mais uma vez tem essa confusão. Temos que aprender que não faz bem esse comportamento em um momento desses", emendou o treinador tricampeão paulista.

Antes do jogo contra o Botafogo, Luxemburgo já cria um clima de decisão no Palmeiras. Nesta sexta-feira, parte do treino do Alviverde, no período da tarde, na Academia de Futebol, será fechado para a imprensa. "Não quero ver vocês enchendo o saco", brincou o comandante do Verdã.
Em nota oficial, a diretoria do Corinthians nega qualquer tipo de desgaste com o atual treinador, Mano Menezes, e descarta o interesse em Luxemburgo. Veja abaixo o comunicado oficial do Timão:

A direção do Sport Club Corinthians vem a público desmentir toda a reportagem da página 8 C, desta sexta, do Jornal da Tarde. Não é verdade que o presidente Andrés Sanchez queira Vanderlei Luxemburgo para comandar o Corinthians em 2010.
Como também não são verdadeiras as afirmações de que Mano Menezes tem relações estremecidas com a diretoria do Corinthians.
Por fim, a direção do Corinthians esclarece, mais uma vez, estar enormemente satisfeita com o trabalho do técnico Mano Menezes. E lembra que em pouco mais de um ano a frente do clube, o treinador tem um dos melhores retrospectos da história.
Comandou a equipe 90 vezes. Com 56 vitórias, 24 empates e apenas 10 derrotas, tendo o ótimo aproveitamento de 71,11%.

"Fora os números, que são fantásticos, o Mano tem toda nossa admiração e respeito pelo caráter e pela condução do trabalho que tem desde o dia em que assumiu o nosso clube.", explica o diretor de futebol Mário Gobbi.

K9 promete luta para atender pequenos torcedores: "ser campeão"

O atacante Keirrison já vive a sensação de estrela pelo bom desempenho com a camisa do Palmeiras. Nesta sexta-feira, ele foi um dos mais assediados na visita de um grupo do Alviverde ao Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e ouviu pedidos dos pequenos palmeirenses:

"As crianças querem que o Palmeiras seja campeão e vamos batalhar muito para que isso aconteça", assegurou o jogador, confiante no sucesso do time comandado pelo técnico Wanderley Luxemburgo.

Para o bom rendimento da equipe, Keirrison sabe da necessidade de voltar a balançar as redes. O jogador acumula três rodadas de jejum, tanto que já foi alcançado pelo veterano Washington na liderança da tabela de goleadores do Paulistão.
Ainda assim, Keirrison prefere fazer pouco caso do baixo aproveitamento nas finalizações nos últimos jogos."A gente vem trabalhando normalmente para que os gols possam voltar", minimizou.
Satisfação: Seguindo o exemplo do técnico Wanderley Luxemburgo e de companheiros de Palmeiras, Keirrison foi mais um a destacar a felicidade por trazer um breve momento de alegrias às crianças que lutam contra o câncer. O jogador acredita que os representantes do futebol, modalidade esportiva mais forte no Brasil, devem ter a iniciativa de ajudar instituições carentes.

"É bom contribuir um pouco com crianças que passam por dificuldades desde cedo. Podemos ajudar com esses ovos de Páscoa, trazer alegria. O futebol já ajuda, traz força, queremos orar para que essas crianças se recuperem", disse.

Como pregou o técnico Wanderley Luxemburgo, Keirrison acredita que pode aproveitar o carinho proporcionado pelas crianças nesta sexta-feira. "Os dois lados se ajudam. Você vê algo diferente nos olhos de uma criança. Eles são um exemplo. É bom saber que tanta gente torce por você. Viemos aqui com o coração", declarou o K9.

Palmeiras trabalha para contar com Willians diante do Sport

Todo o trabalho do Palmeiras é voltado para a decisão com o Sport, pelo grupo 1 da Libertadores da América. O técnico Wanderley Luxemburgo espera com ansiedade a chance de receber o reforço do atacante Willians no jogo da quarta-feira que vem.
O camisa oito sentiu dores no púbis na derrota do final de semana passado contra o São Paulo, no Morumbi. Por conta da lesão, cedeu seu lugar a Ortigoza no intervalo da partida.

"Nós trabalhamos a possibilidade de ficar sem o Willians neste jogo, mas ele fará uma série de treinos no final de semana. Vamos ver", disse Luxemburgo, mantendo o mistério sobre a situação do jogador.

Para o final de semana, Luxemburgo recebe uma novidade no setor ofensivo: o paraguaio Ortigoza, recuperado de um trauma no ombro esquerdo, fica à disposição para enfrentar o Botafogo-SP.
Caso Willians seja vetado, Luxemburgo tem outras duas opções além de Ortigoza. Lenny é opção para aumentar a velocidade da equipe, enquanto Diego Souza também pode ser improvisado no ataque.

Edmilson: "Será feio e decepcionante perder o primeiro lugar"


A possibilidade de perda da liderança da fase de classificação do Campeonato Paulista incomoda o Palmeiras. Por isso, mesmo próximo de uma partida importante contra o Sport, pela Libertadores da América, o zagueiro Edmilson prega respeito total ao Botafogo, rival deste domingo, no Parque Antártica.
Se vencer, o Palmeiras assegura as vantagens na etapa decisiva do Estadual. Em caso de empate, o Alviverde pode ser ultrapassado pelo São Paulo, que enfrenta o São Caetano, em Presidente Prudente.

"Nós viemos bem durante toda a competição, abrimos seis, sete pontos de vantagem sobre os adversários. Será feio e decepcionante se perdemos a ponta agora", confirmou o camisa três, após o treino desta sexta-feira na Academia de Futebol.

O técnico Wanderley Luxemburgo também trata com extrema seriedade o início da fase decisiva do Palmeiras no mês de abril. Nesta sexta-feira, o elenco realizou um treino afastado da imprensa. Um início de preparação para enfrentar o Sport? Edmilson desmente.

"Fizemos um treino tático para o jogo de domingo. Mas não posso dizer o que aconteceu durante o trabalho. É uma coisa que fica entre nós", despistou o pentacampeão mundial, adotando um discurso já esperado por todos os jornalistas.

Em busca de ritmo de jogo após a recuperação de uma lesão na coxa esquerda, Edmilson tem participação garantida diante do Botafogo. Só resta saber se ele será titular. "Eu gostaria de começar o jogo, mas ainda não sei o que vai acontecer", finalizou.

Edmilson assegura: retorna com cabeça e físico em dia

O zagueiro Edmilson amarga um mês longe dos gramados por conta de uma lesão na coxa. A volta ao Palmeiras está marcada: neste domingo diante do Botafogo, no Palesta Itália. Motivado, o pentacampeão vislumbra um novo espírito para defender a camisa do campeão paulista.

"Estou pronto para jogar. Dei uma precipitada ao tentar voltar antes, senti de novo a lesão. Esse tempo me ajudou para ter energia, motivação, estou cheio de ânimo. Hoje estou bem de cabeça. Nesta volta ao Brasil, houve mudança na minha vida e dos meus familiares, às vezes as pessoas não olham esse lado", justificou o camisa três nesta sexta-feira.

No período longe dos gramados, Edmilson se reacostumou com a frenética vida da capital paulista e deu extrema atenção ao processo de fortalecimento muscular para evitar novas lesões. Agora, ele quer mostrar que está mais preparado para o combate com os velozes atacantes do futebol brasileiro.

"É ruim ficar parado, mas fui obrigado a me preparar. Cheguei ao Palmeiras e já fui enfrentando o Marília e, logo em seguida, ainda segui para a Bolívia em um jogo da Libertadores. Foram coisas rápidas. Você sente a mudança", destacou.

Na partida contra o Botafogo, o torcedor palmeirense pode acompanhar um novo posicionamento de Edmilson. Luxemburgo pensa em fixar o jogador no meio-campo ao lado de Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza. "A função tática depende do meu esforço e dedicação. Espero conseguir encaixar, não só eu como meus companheiros", disse.
Para Edmilson, acima do sucesso pessoal está a conquista de bons resultados nas próximas apresentações de Campeonato Paulista e Libertadores da América. "O mês de abril é recheado de decisões, são as partidas finais dos Estaduais e queremos grandes resultados na Libertadores, que é o nosso objetivo maior", finalizou o pentacampeão mundial.

Marcos fica de fora do jogo contra o Botafogo

Aos poucos, o mistério da escalação do Palmeiras diante do Botafogo é desvendado. Nesta sexta-feira, o técnico Wanderley Luxemburgo anunciou a lista de relacionados para o jogo de domingo com uma surpresa: o goleiro Marcos está fora.
Segundo informações da assessoria de imprensa alviverde, o arqueiro será poupado do compromisso válido pela última rodada do Campeonato Paulista. Com isso, Bruno e Deola foram os goleiros escolhidos para a concentração.

O Palmeiras conta com mais três desfalques confirmados para o jogo de domingo. O zagueiro Maurício Ramos e o volante Pierre receberam o terceiro cartão amarelo contra o Oeste e cumprem suspensão automática. Já o atacante Willians continua no departamento médico.
Mesmo sem a presença de Marcos, o técnico Wanderley Luxemburgo só pretende anunciar a escalação alviverde momentos antes de a bola rolar. A expectativa é que mais titulares sejam preservados para a "decisão" de quarta-feira contra o Sport, na Ilha do Retiro."Vai depender da condição física de cada um. O Marcos é um dos que fica de fora. O Wanderley vai saber tomar a melhor decisão", disse o zagueiro Edmilson, único atleta a conceder entrevistas após o treino desta sexta-feira. Confira abaixo a lista de relacionados do Palmeiras:

Goleiros: Bruno e Deola
Zagueiros: Edmílson, Marcão, Jéci e Danilo
Laterais-direitos: Fabinho Capixaba e Wendel
Laterais-esquerdos: Pablo Armero e Jefferson
Volantes: Sandro Silva, Jumar e Souza
Meias: Diego Souza, Cleiton Xavier, Marquinhos, Deyvid Sacconi e Evandro
Atacantes: Keirrison, Lenny, Ortigoza e Daniel.

Verdão sai renovado na entrega de chocolates a crianças com câncer


Líder do Campeonato Paulista, o Palmeiras marcou um golaço fora de campo. Na manhã desta sexta-feira, o técnico Wanderley Luxemburgo e vários jogadores - Keirrison, Edmílson, Diego Souza, Daniel Santos, Lenny e Pierre - estiveram no Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) para a entrega de ovos de Páscoa.
Às portas de uma série de partidas decisivas, Luxemburgo destacou a importância da contribuição a uma entidade que cuida de crianças, mas também considerou fundamental o contato do grupo palmeirense com pessoas que necessitam de ajuda.

"É importante você se renovar, trazer alegria com esse contato. A pessoa pública é o cara que faz sucesso, mas, às vezes, você flutua e dá uma viajada. Precisa rever conceitos. Eu me sinto muito bem aqui", destacou o treinador.

Luxemburgo espera que a visita do Alviverde possa trazer doações a instituições de caridade.

"Temos que chamar a sociedade para projetos que ajudam a população. É muito importante a participação das pessoas públicas, dá uma visibilidade para a busca de recursos, em um projeto que salva vidas, ajuda pessoas que não têm condições de pagar tratamentos", reforçou.

A presença dos badalados palmeirenses causou um clima de alvoroço no Graacc. Os jogadores não mediram esforços para atender todos os pedidos de fotos, autógrafos e, sobretudo, carinho e atenção a cerca de 200 crianças presentes no local. Muitos dos atletas ficaram visivelmente emocionados.

"A gente volta nas nossas origens, mostra que a vida não é aquilo que a gente imagina, com vaidade, dinheiro ou fama. Temos que saber que há um outro lado da moeda, com crianças e adolescentes passando dificuldade", afirmou o zagueiro Edmilson, que chegou a brincar de pebolim - ou totó - com o jovem João Vitor.

O meio-campista Diego Souza seguiu o tom do discurso de Edmilson e deixou clara a satisfação no contato com os pacientes. "Para mim, não é nada estar aqui. Estou muito feliz de poder ajudar. Se quiserem, venho todos os dias", avisou o camisa sete.

Criado em 1991 por iniciativa do médico Sérgio Petrilli, o Graacc realiza mensalmente o atendimento de 2.500 pacientes, entre sessões de quimioterapia, consultas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias, transplantes de medula óssea e outros. A instituição também atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa do câncer.