quarta-feira, 29 de abril de 2009

Análise Palmeiras Brazil - COL X PAL


É hoje, jogo de vida ou morte para o Palmeiras, não tem como negar que é o jogo mais importante do ano até então, é um jogo para salvar o semestre palmeirense, que sofreu com a eliminação no Campeonato Paulista, os jogadores já espantaram a decepção ao vencer a LDU no Palestra semana passada e tiveram uma semana inteira de preparação para o duelo desta noite pela Copa Santander Libertadores da Ámerica.

Apesar de ver um Colo-Colo forte, dois jogadores apenas desiquilibram por parte de lá, o atacante Lucas Barrios e o meia Torres, hoje, Luxa promete uma marcação especial em ambos, principalmente em Barrios onde nada mais nada menos que Pierre irá fazer a sombra do atacante do time chileno. Além de ter atenção na zaga, o Palmeiras mesmo jogando fora de casa irá ter de partir pra cima, pois como todos sabem, o empate não nos serve, e exclusivamente hoje, é o dia para que Keirrison mostre para a torcida que não deve ser chamado de "pipoqueiro".

Sem mais palavras, emoção toma conta, podemos esperar um grande jogo logo mais, com um Colo-Colo retranqueiro e um Palmeiras fortíssimo. Que nossos jogadores coloquem o coração na ponta das chuteira, assim, com muita raça e determinação, estaremos na próxima fase da competição mais importante da Ámerica do Sul, e um recado para os outros times, principalmente os rubro-negros: Torçam muito para o Verdão não passar, porque se passar, não tão cedo saíra!

Avante Palestra!
Vamos com tudo para mais uma vitória, nós acreditamos em voces.

Palmeiras X Colo-Colo, a decisão


Apenas um resultado interessa ao Palmeiras para seguir vivo na Copa Libertadores da América: a vitória. Mas a missão é extremamente ingrata no jogo visto como o mais importante do semestre. O Verdão também será obrigado a enfrentar uma grande pressão, já que está na condição de visitante na partida desta quarta-feira contra o Colo Colo, do Chile, às 21h50 (de Brasília), no estádio Monumental de Santiago.

Para completar, o Palmeiras ainda terá que superar o "fantasma" da derrota no jogo de ida. No Palestra Itália, a equipe do técnico Wanderley Luxemburgo caiu na armadilha dos chilenos, perdeu a cabeça com a catimba e amargou uma derrota por 3 a 1. Agora, é a chance de dar o troco em um adversário que conta com grande tradição (o clube de Santiago foi campeão da Libertadores em 1991). "Não é que estamos engasgados com o Colo Colo, mas sabemos que temos plenas condições de vencer", confia o zagueiro Marcão.

"Temos que aprender com os resultados negativos. Acho que aprendemos tanto com aquela derrota para o Colo Colo como até com a eliminação no Campeonato Paulista diante do Santos", emenda o experiente defensor, contratado junto ao Internacional.

O Palmeiras acredita que vai passar por cima da cera habitualmente utilizada pelo Colo Colo. Os jogadores do time brasileiro acham que demonstraram um senso de amadurecimento na última vitória contra a LDU. Na semana passada, o time manteve os nervos no lugar e soube superar o rival no segundo tempo. "Jogamos com espírito de Libertadores diante da LDU", comemora Marcão. "Nesta competição, você não precisa jogar bonito ou fazer um grande jogo na parte técnica. Times como Cruzeiro e São Paulo são assim e vencem", emenda o zagueiro.
A final contra o Colo Colo é a chance para o atacante Keirrison mostrar que ainda pode ser visto como um dos destaques da temporada. Na reta final do Campeonato Paulista, alguns torcedores do Palmeiras reclamaram de falta de empenho da parte do artilheiro.

Ainda assim, Keirrison segue confiante que pode ser decisivo na capital chilena, principalmente depois de uma semana de preparação, algo inédito no Palmeiras desde a pré-temporada. "Tenho certeza de que os palmeirenses confiam em mim, sabem da minha capacidade dentro de campo", explica o camisa nove, autor de 19 gols em 23 jogos.
Keirrison espera contar com uma ajuda preciosa para brilhar: o atacante Willians, que fica novamente à disposição depois de um novo período de tratamento no púbis. Porém, a escalação do atleta ainda não está confirmada por Wanderley Luxemburgo.
O certo é que o Verdão conta com alguns desfalques. Os volantes Sandro Silva e Edmilson estão contundidos, enquanto o meia-atacante Marquinhos cumpre suspensão pela expulsão contra a LDU.

Alerta: Apesar de jogar até por um empate para assegurar presença nas oitavas de final, o Colo Colo mantém total respeito ao Palmeiras. O time chileno sabe que pode sofrer uma grande surpresa caso pense em administrar a igualdade em casa.

"Seria fatal jogarmos pelo empate. Vamos entrar para disputar uma final, não podemos entrar em campo relaxados. Confiamos na classificação", afirma o goleiro Cristián Muñoz.
O técnico interino Gualberto Jara, substituto de Marcelo Barticciotto, ensaiou um esquema 4-2-2-2. Ele mantém uma dúvida na lateral: Roberto Cereceda necessita da liberação do departamento médico. Caso seja vetado, José Domingo Salcedo entra em seu lugar.


FICHA TÉCNICA: COLO COLO-CHI x PALMEIRAS-BRA

Local: Estádio Monumental, em Santiago, no Chile
Data: 29/04/2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (Brasília)
Árbitro: Carlos Torres (Paraguai)
Auxiliares: Nicolás Yegros e Milcíades Saldívar (ambos paraguaios)

Colo Colo: Cristián Muñoz; Luis Pedro Figueroa, Luis Mena, Miguel Riffo (Gonzalo Jara) e José Domingo Salcedo (Roberto Cereceda); Arturo Sanhueza, Rodrigo Meléndez, Rodrigo Millar e Macnelly Torres; Lucas Barrios e César Carranza
Técnico: Gualberto Jara

Palmeiras: Marcos; Mauricio Ramos, Danilo e Marcão; Fabinho Capixaba, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero; Willians e Keirrison.
Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Verdão: 30 anos sem eliminação na primeira fase da Libertadores

Maior representante brasileiro em Libertadores ao lado do São Paulo, com 14 participações, o Palmeiras corre o risco de cair na atual edição do torneio ainda na primeira fase. Para fugir do fracasso, precisa de uma vitória diante do Colo Colo, do Chile, nesta quarta-feira, em Santiago.
A última vez em que o Verdão amargou a eliminação na primeira fase da Libertadores foi na temporada 1979. Desde então, acumula sete classificações para a etapa de mata-mata.
Para o técnico Wanderley Luxemburgo, a ordem é minimizar o risco de queda precoce. "Tenho uma cabeça tranquila em respeito à análise do nosso trabalho. Dependemos apenas das nossas forças contra o Colo Colo", destacou o treinador, em entrevista à Rádio Globo.

Já o goleiro Marcos acredita que o Palmeiras demorou a acordar na Libertadores-2009. O time de Palestra Itália perdeu as duas partidas iniciais do grupo 1, para LDU, em Quito, e o próprio Colo Colo, em casa. A partir daí, passou a jogar o torneio pressionado.
"A Libertadores é disputada de forma diferente. Nos torneios no Brasil, você consegue ser campeão com técnica e qualidade. Libertadores é força de vontade, pegada, marcação. Demoramos a aprender isso. Se cada um fizer sua parte, temos condições de vencer", disse Marcos.

Na "decisão" contra o Colo Colo, o Palmeiras promete manter os nervos no lugar para evitar o desespero. "É um jogo que não se vence de qualquer maneira, vamos encontrar muitas dificuldades. É jogar bola, esquecer catimba, jogo violento. Temos que entrar em campo para fazer o que mais sabemos", encerrou o volante Pierre.

Participações anteriores do Palmeiras na Libertadores

1961 - vice-campeão
1968 - vice-campeão
1971 - eliminado nas oitavas de final
1973 - eliminado na primeira fase
1974 - eliminado na primeira fase
1979 - eliminado na primeira fase
1994 - eliminado nas oitavas de final
1995 - eliminado nas quartas de final
1999 - campeão
2000 - vice-campeão
2001 - eliminado na semifinal
2005 - eliminado nas oitavas de final
2006 - eliminado nas oitavas de final.

Verdão admite "ajustes" em caso de eliminação da Libertadores

A diretoria trata o assunto com naturalidade, mas o Palmeiras deve passar por algumas mudanças caso sofra a eliminação da Copa Libertadores da América, nesta quarta-feira, diante do Colo Colo. O diretor de futebol Genaro Marino reconhece que o elenco será submetido a algumas análises.

"Sempre acontecem alguns ajustes, mas nada de radical, como mudanças na comissão técnica, por exemplo. O trabalho vai continuar", afirma o dirigente.

O Palmeiras analisa a possibilidade de mais reforços depois da contratação de Mozart para o meio-campo. A lateral direita sempre é vista como uma posição carente, já que Fabinho Capixaba e Wendel estão longe de empolgar a torcida. Vítor, do Goiás, sempre esteve na pauta do Verdão.
O ataque também pode ficar mais forte. Kieza, do Americano de Campos, e Ciro, do Sport, são opções, já que a equipe sentiu dificuldades desde a contusão do titular Willians.
Alguns jogadores, com contrato até o meio do ano, também correm o risco de sair. Esses são os casos do lateral esquerdo Jefferson, do volante Jumar, do meia Evandro e do atacante Ortigoza.

Luxa pede coração e sentimento, mas avisa: "Temos que jogar bola"

A determinação será importante, mas o técnico Wanderley Luxemburgo alerta que o Palmeiras precisa demonstrar um bom futebol se quiser vencer o Colo Colo e assegurar a classificação para as oitavas de final da Libertadores. Apenas a vitória interessa ao Verdão.
"Vamos jogar com coração e sentimento, mas também temos que jogar bola", decretou o treinador, em entrevista nesta terça-feira à Rádio Globo direto de Santiago. "Importante é que dependemos apenas de nossas forças", completou.

Apesar de todos os títulos estaduais e nacionais, Luxemburgo ainda é lembrado pela falta de sucesso em torneios sul-americanos. Ainda assim, ele evita qualquer tipo de perseguição pela vaga na segunda fase da atual Libertadores.

"Não deixo de ser vencedor independente do resultado amanhã (quarta-feira). Um dia acho que vou ganhar esse título, é questão de tempo", afirmou o treinador, que recordou de críticas semelhantes a outros profissionais consagrados de sua área.

"O Zagallo foi campeão do mundo e lembram que ele não ganhou o Campeonato Brasileiro. O Telê Santana foi o maior técnico, dirigiu a seleção em duas Copas e nunca conquistou o título mundial. No Brasil, isso é cultural", emendou.

Palmeiras confia em regularidade do ataque para superar Colo Colo

Jogar fora de casa e com a necessidade de vitória: o Palmeiras tem uma obrigação dura contra o Colo Colo para continuar vivo na Libertadores da América. Ainda assim, o time da capital paulista esbanja confiança. A ordem é se apegar ao bom rendimento do ataque no ano.

Em 2009, o Palmeiras marcou 55 gols em 29 partidas, com média de 1,9. Mas ao elenco do Verdão, um outro detalhe pode fazer a diferença na decisão desta quarta-feira na capital chilena:
"Nesta temporada, nosso time ficou apenas um jogo sem marcar gols, no clássico contra o São Paulo", disse o atacante Keirrison, artilheiro do Palmeiras em 2009 com 19 gols em 23 partidas.
Mesmo com a regularidade ofensiva, o Verdão tem consciência de que necessita atuar com lucidez em Santiago. O contra-ataque do Colo Colo, liderado pelo perigoso Lucas Barrios, é uma grande preocupação para o clube de Palestra Itália.

"O professor Wanderley Luxemburgo vai nos passar a melhor tática. É claro que não vamos sair como loucos para o ataque. Precisamos seguir o que fizemos contra a LDU na semana passada. Tivemos tranquilidade para alcançar a vitória", recordou Keirrison.
Representante da defesa, o zagueiro Marcão concorda com a tática apresentada pelo companheiro. "Vamos ter 90 minutos para fazer um gol. No jogo daqui contra o Colo Colo (derrota alviverde por 3 a 1), começamos a atacar de qualquer jeito e demos espaço", afirmou o camisa 13, que promete empenho para a defesa passar em branco no Chile.

Principais artilheiros do Palmeiras no ano:

Keirrison - 19 gols
Diego Souza - 9 gols
Lenny - 6 gols
Cleiton Xavier - 5 gols
Edmilson - 4 gols
Ortigoza - 3 gols
Evandro e Pierre - 2 gols.