terça-feira, 31 de março de 2009

Palmeiras Octa-Campeão Brasileiro

Não amigos palmeirenses, não estou fazendo uma previsão para os próximos anos, o título deste post é um fato, o Palmeiras já foi Campeão Brasileiro oito vezes, além de outros dois títulos nacionais, somando 10 Títulos Nacionais.
Em 1971 o Brasil já era Tri-Campeão Mundial, os times brasileiros já estavam fortemente consolidados e eram temidos. Foi nesse ano em que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou o Campeonato Brasileiro, porém não podemos esquecer de toda a história do Futebol Nacional antes de 1971.
O Futebol chegou ao Brasil em 1895, trazido por Charles Miller e logo cresceu no país. Em 1902 foi criado o Campeonato Paulista de Futebol, em 1933 o primeiro Campeonato Regional, o Rio-São Paulo.
Com o passar do tempo os times das outras regiões foram também crescendo e, com a criação da Copa Libertadores da América em 1960, era preciso ter um representante nacional. Para isso foi criada em 1959 a Taça Brasil, a primeira competição nacional do futebol brasileiro.
O Torneio Rio-São Paulo continuava, e em 1967 cresceu, recebendo clubes de outros estados (inicialmente Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná), mudando o nome para Robertão (antes também chamado de Roberto Gomes Pedroza, em homenagem ao falecido presidente da FPF, homônimo).
Essas duas competições eram as que indicavam os representantes brasileiros à Libertadores e foram as primeiras competições Nacionais. Para a época ganhar uma Taça Brasil ou um Robertão era como ser Campeão Brasileiro.
Em 1971, com a criação do Campeonato Brasileiro, esses Campeonatos foram extintos, porém a CBF nunca chegou a reconhcer os títulos dos Campeões como "Campeões Brasileiros". Agora, em 2008, os clubes que venceram a Taça Brasil e o Robertão, liderados pelo Santos F. C., pleiteiam junto à CBF o reconhecimento desses títulos.
O reconhecimento desses títulos mostraria justiça e resgate da história do Futebol nacional. Nada mais justo aos times e aos jogadores que disputaram e venceram aquelas competições. Caso a CBF aceite, o Palmeiras terá os títulos da Taça Brasil (1960 e 1967) e do Robertão (1967 e 1969) considerados pela entidade que rege o Futebol Brasileiro como os títulos de 1972, 1973, 1993 e 1994.
Mas nós palmeirenses já sabemos que somos Campeões, e que justiça seja feita, Palmeiras Octa-Campeão Brasileiro.

Veja a lista dos campeões:

Taça Brasil
1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo

Torneio Roberto Gomes Pedrosa
1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

Exame de Willians não aponta lesão

O departamento médico do Palmeiras promete se esvaziar em breve, justamente para que Vanderlei Luxemburgo tenha a força máxima à disposição para a partida contra o Sport, em Recife, pela Libertadores, na semana que vem. Willians, lesionado no clássico contra o São Paulo, era o caso mais preocupante, mas o exame de ressonância magnética, realizado nesta segunda, não apontou nada de grave. Com uma inflamação aguda no púbis, o jogador deve repousar esta semana ate ser reavaliado no próximo fim de semana para, enfim, saber se poderá seguir com a delegação alviverde para a capital pernambucana. O médico Rubens Sampaio, de qualquer forma, já descartou a possibilidade de cirurgia no local. - Inicialmente, ele vai ficar em repouso e iniciar a fisioterapia. No final dessa semana, vamos reavaliá-lo. Se ele não sentir mais dor, será liberado para voltar aos treinos físicos - disse o médico, que vê possibilidade do atacante encarar o Sport, caso ele tenha uma reação positiva aos treinamentos. Ortigoza, que também deixou o Morumbi com um problema físico já inicia trabalho de fortalecimento e musculação nesta segunda. A expectativa dos médicos é que o paraguaio possa enfrentar já o Botafogo, pelo Paulistão, neste domingo. Quanto ao lateral-direito Fabinho Capixaba e o zagueiro Edmílson, em estágio avançado de recuperação, esta semana será decisiva para garantirem suas vagas na partida decisiva da Libertadores. Os atletas participarão de atividades físicas e com bola para saberem se podem estar em campo no dia 8 de abril.

Clássico - São Paulo X Palmeiras

Enquanto o jogo com o Oeste não chega, vamos ver os melhores momentos da partida entre São Paulo e Palmeiras no último sábado, que tirou a invencibilidade do Verdão nesse campeonato Paulista. Gol um gol do atacante Washington, vice-artilheiro do Paulistão, logo aos dois minutos de jogo, o gigante desse campeonato caiu, mesmo assim, continuou com a liderança isolada da competição, 4 pontos a frente do vice-líder. Ainda pudermos rir do vexame corinthiano, empatando o jogo sem gols contra o lanterna da competição. A rodada mudou a classificação de cima do campeonato, onde Santos se distanciou da vaga, e a Lusa está cada vez mais perto, com agora São Paulo na vice-liderança.

Confira aqui, os melhores momentos do clássico.

Veja a classificação completa do Paulistão 2009.

Cornetagem ou realidade?

Hoje, último dia do mês de março, fui lendo alguns tópicos nas mais diversas comunidades palmeirenses no Orkut feitos ainda no ano de 2008, logo após o fiasco do Palmeiras na última rodada do campeonato brasileiro, perdendo em casa para um Botafogo totalmente frágil, com salários atrazados e tudo que um time em crise precisa ter. Desde lá começaram as críticas a equipe Palmeirense, todo mundo muito desconfiante nessa disputa da Libertadores, que mesmo com as contratações tão anunciadas, o Palmeiras não iria ter fôlego para passar pelas competições a qual está a disputar. Mas um tópico em uma comunidade Palmeirense no Orkut me fixou os olhos por algum tempo, de nome: "Quem vai nos eliminar da Libertadores?"

Aparentemente, uma pergunta cretina pela data a qual o tópico foi criado: 07/12/08

Lembramos que tinhamos que passar pela Pré-Libertadores, após a derrota no Palestra para o Botafogo, muito gente não acreditava nem nesse jogo, já outras estavam presumindo: Sport irá nos eliminar!

E esse dia tá chegando, 08/04 só a vitória nos interessa, como diz o ditado: vencer ou vencer.

Voltando pois bem, o time de 2009 foi montado, jovem, veloz. Mas porém, muito inexperiente vendo pelo lado Libertadores, caimos em um grupo dificilimo, por isso chamado do Grupo da Morte, será que teríamos a condição de chegar a uma conquista? Metade dos torcedores diziam que não, e mesmo se passassemos da primeira fase, os Bambis irão lá e nos eliminarão pela quinquagésima vez, passou o jogo contra a LDU, perdemos em Quito, normal até, venho o Colo-Colo, em uma crise danada, jogo no Palestra, torcida animada, querendo ver goleada, por fim, tomamos uma surra dentro de casa, e a situação se complicou. No Paulista caminhavámos bem, 100%, invictos, mas pensando bem, não é nossa obrigação de um time com a grandeza do Palmeiras ganhar desses "timecos" com todo respeito, do interior? Depois vieram os clássicos, goleamos um, torcida maravilhada, e já nos outros 3, conseguimos dois empates (Corinthians e Lusa) e uma derrota para os tricolores. Sei não.. Como por mais otimista que eu seja, não vejo um ótimo time no Palmeiras, temos nome, mas não estão honrando a camisa que estão vestindo, com exceção do guerreiro Pierre. Temos uma zaga rídicula, Maurício Ramos era reserva de Jéci no Coritiba, Danilo não vem apresentando um bom futebol, com Edmílson dá uma reforçada mas mesmo assim, não chegamos aos pés de uma defesa boa, como a do São Paulo por exemplo. Diego Souza vem jogando muito bem nos últimos jogos, mas uma coisa me intriga, ele simplesmente caminha nos jogos, não faz questão de marcar e nem de correr, só com a bola dominada que faz alguma coisinha aqui e lá.

Vamos esperar pra ver, provavelmente terminaremos na primeira posição do Paulista inicialmente, só se uma tragédia realmente acontecer, enquanto isso os dias passam e dia 8 de abril irá chegar. Se não ganharmos, Adeus Libertadores, se ganharmos, vamos em frente até onde der, mas se quizermos sonhar com o títulos, a equipe terá que crescer muito!

Cornetas são chingados, mas vendo por um lado, eles estão certos em desacreditar na equipe, já que ela não faz por mereçer elogios, isso basta, essa é nossa triste realidade, preferia cair pra A-2 no Paulista, e ser campeão da Libertadores.


Deêm uma lida AQUI nessas postagens, desde o ano passado essa trágica campanha na Ámerica já estava sendo descrita. Vamos fazer figa, só nos resta torçer muito!

Keirrison minimiza sombra na briga pela artilharia do Campeonato Paulista

Artilheiro do Campeonato Paulista com 12 gols, o atacante palmeirense Keirrison tratou de minimizar a sua preocupação na briga entre os goleadores do Estadual. Depois do clássico de domingo, contra o São Paulo, o camisa 9 do Alviverde viu Washington encostar na disputa da artilharia, agora com 11 gols.

- Eu penso na equipe. Se vier (a artilharia) será uma consequência e vou ficar bastante feliz - comentou Keirrison, artilheiro do Brasileiro passado quando ainda atuava pelo Coritiba, ao lado de Washington, então no Fluminense, e do santista Kléber Pereira.

Keirrison também falou sobre a sua atuação discreta nos últimos dois clássicos do Palmeiras, contra São Paulo e Corinthians. No jogo contra o Tricolor Paulista, o atacante ficou isolado na frente e teve poucas chances de arrematar contra a meta de Rogério Ceni. O mesmo aconteceu no duelo em Presidente Prudente, contra o Timão.

- Eu fiz dois gols no clássico contra o Santos e dei um passe para o gol do Diego Souza contra o Corinthians. Às vezes as pessoas não veem certas coisas - queixou-se.

Artilheiros Paulistão 2009:

Keirrison 12 (Palmeiras)
Washington 11 (São Paulo)
Edno 10 (Portuguesa)
Pedrão 8 (Barueri)
Zé Carlos 8 (Paulista)
Thiago Humberto 7 (Barueri)

Em Itápolis, Verdão busca vitória para assegurar 1º lugar na fase de classificação e tranquilidade para poupar atletas para a Libertadores

Por mais que o Palmeiras tente evitar, o jogo contra o Sport, pela Taça Libertadores, norteia os objetivos da equipe no Campeonato Paulista. Mas uma vitória nesta terça-feira, às 19h30min, contra o Oeste, pode facilitar para que a equipe tenha uma folga no estadual e passe a se concentrar definitivamente no duelo em Recife, que acontece no próximo dia 8. Caso vença o time de Itápolis fora de casa, a equipe de Vanderlei Luxemburgo, que já tem a vaga antecipada na semifinal do Paulistão, pode confirmar a primeira posição da competição e, assim, ganhar a vantagem de jogar por dois empates na fase seguinte do torneio. Atualmente, o Palmeiras lidera o campeonato com 40 pontos, quatro a mais que o rival São Paulo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo real a partir das 19h30min. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

Vantagem assegurada, Luxemburgo poderia se dar ao luxo de poupar alguns atletas para a última rodada do Paulistão, no próximo domingo, contra o Botafogo, no Palestra Itália. Assim, teria o time principal inteiro e descansado para o jogo com o Sport, pelo torneio continental, onde a equipe pena na tabela de classificação - está na lanterna do Grupo 1 com duas derrotas em dois jogos.

- A gente quer jogar com a vantagem do empate e podendo definir a partida de volta em casa. Vamos para Itápolis com espírito de decisão - comentou o volante Pierre.

Para a partida desta terça-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá o retorno do meia Diego Souza, suspenso na derrota para o São Paulo, e do lateral-esquerdo Pablo Armero, que levou o segundo cartão amarelo na seleção colombiana e cumpre suspensão nas eliminatórias para a Copa de 2010.

As baixas são os atacante Willians e Ortigoza, ambos lesionados. Ao lado de Keirrison, artilheiro do Paulista com 12 gols, Lenny deve ganhar nova oportunidade entre os titulares.

Pelo lado do Oeste, 15º colocado com 16 pontos, a novidade é o técnico João Ricardo, que assume a equipe no lugar de Luciano Dias.

Auxiliar-técnico do time desde o ano passado, o novo comandante do Oeste ganha uma oportunidade na equipe principalmente pela falta de tempo que alguém de fora teria para ajeitar o time. João Ricardo vai dirigir o clube somente em duas rodadas do Campeonato Paulista -contra o Palmeiras e o Guaratinguetá.

Prováveis escalações:

OESTE
Weverton; Filipi, Luizão (Leandro Melo), Adriano e Mazinho; Dias (Athos), Dionísio, Gleidson e Vander (Mirandinha); Caíque e Leandro Love.
Técnico: João Ricardo.

PALMEIRAS
Marcos; Sandro Silva (Wendel), Danilo, Maurício Ramos e Armero; Pierre, Jumar, Cleiton Xavier e Diego Souza; Lenny (Marquinhos) e Keirrison.
Técnico: V. Luxemburgo.

Estádio: Ildenor Picardi Semeghine, em Itápolis. Data:31/03/2009. Horário: 19h30m. Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. Auxiliares: Rafael Luiz da Silva e David Botelho Barbosa.
Transmissão: O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.