domingo, 5 de abril de 2009

De olho no Sport, Verdão pega Botafogo sem temer pela perda da ponta

Depois de tropeçar diante de São Paulo e Oeste, o Palmeiras tem a oportunidade definitiva de conquistar o primeiro lugar da fase de classificação do Campeonato Paulista. Neste domingo, basta uma vitória na última rodada contra o Botafogo, às 16 horas, no Palestra Itália.
Porém, é inegável que o Verdão estará com as atenções divididas. Afinal, na quarta-feira, a equipe vai entrar em campo na "partida do semestre": joga contra o Sport, na Ilha do Retiro, na busca por uma recuperação no grupo 1 da Libertadores da América.
Até por isso, o técnico Wanderley Luxemburgo deixou em aberto a probabilidade de preservar algumas de suas estrelas. O goleiro Marcos sequer foi relacionado. "Nós vemos as possibilidades, os riscos que podemos sofrer até com a chance de perder o primeiro lugar. Não é a primeira vez que vamos arriscar, fizemos isso lá atrás em alguns jogos fora de casa", diz o treinador.
Outros titulares estão fora. O zagueiro Maurício Ramos e o volante Pierre receberam o terceiro cartão amarelo no empate diante do Oeste e cumprem suspensão automática. Assim, eles estão garantidos no começo da fase final do Estadual.

Em compensação, o atual campeão paulista recebe reforços. Luxemburgo anunciou que pretende utilizar o lateral-direito Fabinho Capixaba e o zagueiro Edmilson por, pelo menos, 45 minutos. O atacante Ortigoza, recuperado de um trauma no ombro, é outro que fica à disposição.
Devido aos dois últimos resultados, Luxemburgo demonstrou sua insatisfação por alguns comentários que apontam uma queda de rendimento no Palmeiras, citando uma "crise fabricada" no Parque Antártica. "Tenho certeza de que outros times gostariam de estar na nossa situação", reclama o treinador.
Dois dias antes da partida contra o Botafogo, o elenco palmeirense ganhou um estímulo extra. Jogadores e o próprio Luxemburgo estiveram em uma instituição que cuida de crianças com câncer. O motivo: a distribuição de ovos de Páscoa.
Para Luxemburgo, o confronto contra o Botafogo tem um significado especial: ele completa 350 partidas no comando do Palmeiras. "A minha relação aqui é antiga e boa, um sucesso absoluto, não só pelos títulos, mas a trajetória de times bem montados. Fui batendo recordes por situações normais. Até a porrada no Aeroporto foi importante, porque mostrou que é preciso um limite", destaca.
Cobranças: Mesmo sem o perigo de cair para a Série A-2 do Paulistão, o Botafogo foi vítima de pressão após a derrota para a Ponte Preta, em casa. A torcida demonstrou sua insatisfação contra o goleiro Paulo Musse, que ouviu os gritos "frangueiro" das arquibancadas do estádio Santa Cruz.

Com o objetivo de encerrar o Estadual de forma digna, o Botafogo conta com dois reforços. O volante Augusto Recife e o meia Walter Minhoca retornam após cumprirem suspensão. Com isso, Audálio e Paulo Santos devem ir para o banco de reservas.

FICHA TÉCNICA PALMEIRAS x BOTAFOGO

Local: Estádio do Parque Antártica, em São Paulo (SP)
Data: 05 de abril de 2009, domingoHorário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Philippe LombardAssistentes: Luiz Quirino da Costa e Mario Nogueira da Cruz

PALMEIRAS: Bruno; Fabinho Capixaba, Danilo (Jéci), Marcão e Armero; Jumar (Edmilson), Sandro Silva, Cleiton Xavier (Evandro) e Diego Souza; Ortigoza e Keirrison (Lenny). Técnico: Wanderley Luxemburgo.

BOTAFOGO:
Paulo Musse; Marco Aurélio, Everton Luiz, Júlio César e Betão; Augusto Recife, Jonilson, Branquinho e Walter Minhoca; Adriano e André Neles.Técnico: Roberto Fonseca.

Na zona de rebaixamento, oito times entre a tensão e o desespero na última rodada

Na parte de cima da tabela do Paulistão, a briga pela última vaga nas semifinais dá o tom da última rodada, neste domingo. Na parte de baixo, porém, a situação é ainda mais emocionante para ver quem escapa do rebaixamento. Guarani, Noroeste, Mogi Mirim e Oeste, que cairiam para a divisão de acesso neste momento, além de Ituano, Guaratinguetá, Marília e Paulista, que ainda correm risco, são os protagonistas da disputa, que promete ser ainda mais acirrada do que a do G-4. Todos os jogos acontecem às 16h. O caso mais dramático é o do Guarani. Com 14 pontos, apenas um milagre faz com que um dos mais tradicionais times do estado seja rebaixado. O clube, que completou 98 anos na última quinta-feira precisa vencer de goleada o Bragantino, em Bragança Paulista, para seguir na elite do futebol paulista.

No treino desta sexta-feira, o técnico Cidinho comandou o último coletivo no Brinco de Ouro e promoveu três alterações no time em relação ao jogo contra o Mirassol. Com a suspensão de Maurício, o zagueiro Augusto ganha a vaga no time. Glauber e Andrezinho voltam de suspensão e ocupam as posições de Dairo e João Paulo, respectivamente.

O adversário, que já não corre riscos de rebaixamento, tem como principal arma seus últimos resultados em casa. Nos dois últimos jogos em Bragança Paulista, a equipe de Marcelo Veiga venceu Guaratinguetá e São Caetano por goleada (5 a 1 e 6 a 1, respectivamente). No confronto direto, Noroeste e Mogi Mirim correm o risco de morrerem abraçados. Em caso de empate, Norusca, que tem 14 pontos, e Mogi, com 16, estarão rebaixados. Ou seja, as duas equipes lutam pela vitória, mas ainda assim dependem dos outros resultados para saber se permanecem ou não na elite. Também em situação desesperadora, o Oeste encara o Guaratinguetá, que ainda corre pequeno risco, fora de casa. O time de Itápolis, último da zona de risco, precisa vencer e torcer por um tropeços de seus rivais para não ser rebaixado. Do outro lado, o Guará escapa e Fora da zona de rebaixamento, mas ainda com grandes chances de cair, o Ituano encara o Marília, em casa. O time de Itu tem os mesmos pontos do Oeste, mas supera no número de vitórias (4 contra 3). O rival de domingo também luta contra o rebaixamento e vai atrás da vitória para se garantir na elite.Em Barueri, o Paulista encara o time da casa com a missão de se livrar de vez da ameaça do rebaixamento. Em 15º na tabela, a equipe de Jundiaí é a única que depende apenas de si para se livrar. Do outro lado, um time já sem pretensões no campeonato, na sétima colocação, com 27 pontos.

Domingo de decisão

Além do duelo Palmeirense com a equipe de Ribeirão, outros jogos agitam o domingão no Campeonato Paulista, a 4ª vaga para a semi ainda está indefinida, Corinthians tenta se classificar em segundo, assim como Palmeiras e São Paulo disputam a ponta.

Confira os duelos que prometem agitar o domingão:

Ponte Preta x Santos
Por vaga na semi, Peixe também se liga na matemática

Portuguesa x Santo André
No Canindé, um olho no gol e o outro no Peixe

Palmeiras x Botafogo
Mistão de Luxa vai buscar manter a ponta no Palestra

São Caetano x São Paulo
Tricolor, cheio de desfalques, sonha com o primeiro lugar

Mirassol x Corinthians
Timão corre atrás de alguma vantagem para as semifinais

Além da briga contra a série A2, onde disputam Oeste, Mogi, Guarani, Noroeste, Ituano, Paulista, Marília e Guaratinguetá. Veja todos os jogos deste domingo:

Mirassol x Corinthians
Palmeiras x Botafogo-SP
São Caetano x São Paulo
Ponte Preta x Santos
Ituano x Marília
Bragantino x Guarani
Barueri x Paulista
Guaratinguetá x Oeste
Noroeste x Mogi Mirim
Portuguesa x Santo André