domingo, 7 de junho de 2009

Em jejum, Verdão pega Vitória para abafar 'pressão'

Cinco jogos sem vitória: a marca negativa traz um evidente incômodo ao Palmeiras. Por isso, o resultado positivo aparece como uma clara necessidade ao Verdão no jogo deste domingo, às 16 horas, no Palestra Itália, frente ao Vitória, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
"Sem dúvida nenhuma, existe uma pressão. Um time como o Palmeiras não pode ficar cinco partidas sem vencer", reconhece o meio-campista Cleiton Xavier, um dos destaques do setor de criação alviverde.

O sentimento de desgosto no Palestra Itália é prolongado no momento em que o elenco observa a atual classificação no Campeonato Brasileiro: o Palmeiras está em 12º lugar, com cinco pontos. O líder Internacional tem 100% de aproveitamento na competição - 12 pontos.
"No ano passado, o Fluminense focou todas as suas forças na Libertadores e se complicou. O nosso objetivo é tentar separar as competições", diz o volante Pierre, confiante em um placar positivo neste domingo.
Porém, o próprio grupo palmeirense assume que o Campeonato Brasileiro pode influenciar na Libertadores. O Verdão sabe que o reencontro com as vitórias é fundamental para o desafio contra o Nacional, do Uruguai, na definição de uma vaga para a semifinal da competição sul-americana. O jogo está marcado para o dia 17 de junho.
Mais uma vez, o Palmeiras aposta no centroavante Obina para manter o poder de fogo em seu setor ofensivo. No empate diante do Barueri, o ex-jogador do Flamengo encerrou com um jejum de cerca de seis meses sem marcar.

"O Obina está se entrosando com o nosso grupo, é um cara lutador, que também sabe fazer gols. Ainda por cima, parece que se identificou com a torcida do Palmeiras", detecta Cleiton Xavier.
Na volta ao Palestra Itália, o Palmeiras amarga desfalques nas laterais. Expulso contra o Barueri, Wendel cede lugar ao jovem Henrique, recém-contratado do Ituano. Já o colombiano Armero está na seleção colombiana. Jefferson é o substituto. Nesta semana, também apareceram problemas no setor ofensivo: Lenny sofreu uma fratura no pé, enquanto Marquinhos será novamente operado de uma hérnia inguinal.

No Vitória, o principal desfalque é o atacante Neto Baiano, suspenso. Já o meia William e o centroavante reserva Washington ficam de fora devido a uma cláusula contratual de empréstimo exigida pelo próprio Palmeiras. Roger e Robinho serão as novidades entre os titulares.
Independente das ausências, o técnico Paulo César Carpegiani cobra personalidade do Vitória para buscar os três pontos contra o Palmeiras. "Nós temos o objetivo de vencer no Palestra Itália. Sabemos da qualidade do nosso adversário, mas quero atitude dos meus jogadores", explica o treinador.

FICHA TÉCNICA: PALMEIRAS x VITÓRIA

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 07/06/2009 (domingo)
Horário: 16 horas
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (Fifa-RO)

PALMEIRAS: Marcos; Henrique, Maurício Ramos, Danilo e Jefferson; Pierre, Mozart, Cleiton Xavier e Diego Souza; Keirrison e Obina.
Técnico: Wanderley Luxemburgo.

VITÓRIA: Viáfara; Wallace, Victor Ramos e Anderson Martins; Apodi, Uellinton, Vanderson, Robinho, Leandro Domingues e Adriano; Roger.
Técnico: Paulo César Carpegiani.