segunda-feira, 8 de junho de 2009

No final, Verdão vira sobre Vitória e encerra jejum

O Palmeiras deu fim a uma incômoda sequência negativa de cinco partidas. Na tarde deste domingo, a equipe do técnico Wanderley Luxemburgo teve uma atuação confusa e, ainda assim, conquistou um êxito na base da raça: 2 a 1 sobre o Vitória, no Palestra Itália, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.Apesar de contar com o apoio da torcida, o Palmeiras oscilou muito durante os 90 minutos. No primeiro tempo, faltou força ofensiva ao Verdão, que foi dominado pelo adversário. Na etapa final, o Verdão utilizou três atacantes e obteve a vitória na base do abafa.



O resultado faz o Palmeiras chegar a oito pontos e subir para o sexto lugar da classificação do Brasileirão. Já o Vitória estaciona nos nove pontos e perde a chance de encostar no líder Internacional - está na terceira colocação.Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta um concorrente direto ao título: o Cruzeiro, no domingo que vem, novamente no Palestra Itália. No mesmo dia, o Vitória pega o Internacional, no Barradão.

O jogo - As duas equipes entraram em campo com esquemas definidos para buscar os três pontos. O Palmeiras tomava a iniciativa das ações e procurava variar suas jogadas, com investidas pelas duas laterais do gramado.

Já o Vitória, com a presença de três zagueiros, priorizava o contra-ataque. Pela direita, o lateral Apodi era a principal arma dos baianos, que tinham dificuldades em alguns momentos para barrar os meias Diego Souza e Cleiton Xavier.
Porém, Palmeiras e Vitória amargavam o mesmo problema: as finalizações. De um lado, Adriano teve a chance de marcar, mas prendeu demais a bola e proporcionou o corte da zaga paulista. Do outro, quando apareceu um pequeno espaço, Obina chutou mais o chão do que a bola, levando a torcida alviverde ao desespero.

O primeiro arremate em direção ao gol ocorreu aos 29 minutos. Adriano pegou a sobra na entrada da área e bateu para firme defesa de Marcos. Pouco depois, mais Vitória no ataque. Vanderson acompanhou o contra-ataque armado pela direita, recebeu na área e também demorou a chutar. Pierre fez o corte.
Bem armado, o Vitória percebeu a queda de rendimento do Palmeiras, que ficou perdido em campo. Aos 41 minutos, Marcos fez uma defesa impressionante na cabeçada de Roger. Na definição do lance, Pierre salvou a segunda finalização do centroavante. Aos visitantes, sobrou a opção de reclamar que a bola teria entrado na intervenção inicial do arqueiro palmeirense.
Justiça e virada: Depois de perder boas chances antes do intervalo, o Vitória abriu o marcador no início do segundo tempo. No primeiro minuto, Leandro Domingues escapou nas costas da zaga e chutou para grande defesa de Marcos. Apodi acompanhou a jogada e apareceu para aproveitar a sobra.

Imediatamente, Luxemburgo colocou Ortigoza no lugar de Mozart e avançou suas linhas. Na base do abafa, o Palmeiras passou a pressionar. Aos dez minutos, Obina acertou uma bicicleta dentro da área que parou em Viáfara. Ainda assim, a torcida acordou e passou a apoiar.
Aos 20 minutos, o Palmeiras foi premiado com o empate. Ortigoza recebeu passe de Cleiton Xavier e tocou na saída de Viáfara. A bola ainda desviou no pé do goleiro do Vitória antes de entrar.

A igualdade deixou o jogo empolgante. As duas equipes partiram em busca do resultado positivo. Aos 27 minutos, um lance incrível. Roger saiu na cara do gol e parou em novo milagre de Marcos. Na sequência da jogada, Leandro Domingues arriscou de fora da área e acertou o travessão.
No fim do jogo, quando todos esperavam o empate, o Palmeiras virou. Aos 45 minutos, Maurício Ramos aproveitou escanteio batido da direita por Cleiton Xavier e completou de cabeça, proporcionando euforia aos torcedores.

Nossa opinião: Não jogamos nada, time todo desorganizado, merecia a derrota até, mas futebol é futebol, desta vez roubaram a favor da gente, fato que não acontecia a um bom tempo, e desse jeito, não vamos muito longe nesse campeonato, não é ser negativo ou coisa assim, é que não estamos apresentando um bom futebol e temos que jogar muito se quisermos continuar com o sonho do título, próxima rodada o bixo vai pegar, quero ver daí, jogando no Palestra contra um Vitória, sem desmereçer a equipe adversária é claro, era pra vencer por mais gols de diferença, quero ver contra o Cruzeiro. Até mais palestrinos, e vamos sacudir esse Verdão!