sábado, 16 de maio de 2009

Mauricio Ramos se torna o "Stam do Palestra Itália"


Wanderley Luxemburgo vai usar o duelo deste domingo contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, para testar o time que deve enfrentar o Nacional, no dia 28, pela Libertadores. Sem Wendel, suspenso no torneio continental, o zagueiro Maurício Ramos atuará na lateral direita inspirado em um nome de sucesso no futebol europeu: o holandês Jaap Stam.

O defensor, já aposentado, passou a atuar fora da grande área no final de sua carreira, no Milan. A estratégia do técnico Carlo Ancelotti era liberar seu ala esquerdo para atacar, transformando o 4-4-2 em 3-5-2 sem mudar nenhum jogador. É o que sonha o treinador do Palmeiras.

"O Stam atuava assim no Milan. O Maurício Ramos jogará como um falso zagueiro e um falso lateral. É lateral para passar a bola e volta como zagueiro, com o Sarará ou o Marquinhos fechando no meio", explicou Luxemburgo, citando outros exemplos de atletas que fizeram a função que seu camisa 15 executará no Beira-Rio.

"O Reiziger também era assim no Barcelona. Aqui no Brasil, o Inter tem o Bolívar e o São Paulo jogava assim com o Alex Silva", relembrou o comandante, que escalará Danilo, Marcão e Armero completando a defesa no Rio Grande do Sul.
'Novidade' para o confronto no Sul, Mauricio Ramos não se assusta com seu papel. O zagueiro atuou como lateral em parte das vitórias sobre LDU e Colo Colo, pela Libertadores, e começou nas categorias de base do Coritiba como um camisa 2. Por isso, se diz tranquilo.
"Subi para o profissional do Coritiba como zagueiro, mas comecei como lateral e o professor sabe disso. É bom para aprender cada dia mais, ganhar confiança", argumentou o defensor, que demorou a se lembrar de Stam, mas usa o confronto de terça-feira contra o Sport como exemplo.
"Eu me espelho no Stam sim, e também no Igor, do Sport", apontou, recordando-se do zagueiro escalado como lateral direito no Recife. "Tenho que me espelhar nestas pessoas", completou Mauricio Ramos.

Aposta em Marquinhos - Com Willians vetado para fazer reforço muscular, Marquinhos, contestado pela torcida, deve ganhar nova chance como titular diante do Internacional. É mais uma prova da confiança que Luxemburgo tem no ex-jogador do Vitória.

"Como todo jovem, o Marquinhos precise de alguém que lhe dê força. O moleque tem potencial, tenho que insistir nele porque ele é bom. E daqui a pouco, tudo que é muito ruim vira muito bom", previu o treinador, já comparando o camisa 11 com um dos atletas mais queridos do atual elenco alviverde.

"O Diego Souza também era contestado no ano passado. E a torcida já ameaçou gostar do Marquinhos naquele jogo contra a LDU. O futebol é assim e sempre vai ser, por isso que é gostoso", comentou o comandante do Verdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário