sexta-feira, 8 de maio de 2009

Palmeiras e Coritiba estreiam na capital paulista com atenções divididas


A primeira das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro 2009 traz um desafio extra para Palmeiras e Coritiba, que se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Palestra Itália. Ambos os clubes estão envolvidos em outras competições - os paulistas jogam a Libertadores da América, enquanto os paranaenses disputam a Copa do Brasil. Portanto, os jogadores terão de mostrar um alto poder de concentração em busca de uma estreia convincente.
No caso do Palmeiras, a Libertadores, prioridade de qualquer agremiação brasileira, tem consumido muito da energia do grupo. Três dias depois de pegar o Coxa, a equipe do técnico Wanderley Luxemburgo disputa o jogo de volta das oitavas de final contra o Sport, na Ilha do Retiro, com a obrigação de administrar uma vantagem mínima - venceu o confronto de ida por 1 a 0 no Palestra Itália.

Ainda assim, o elenco alviverde confia na capacidade de demonstrar um futebol competitivo tanto no Campeonato Brasileiro como na Copa Libertadores da América. Nas recentes partidas, o Palmeiras se convenceu de que a melhor solução seria a aposta em um futebol de resultados.
No Campeonato Brasileiro, o Palmeiras quer provar que as reformulações surtiram resultados. No ano passado, com um elenco mais veterano, o Alviverde manteve-se firme na disputa do título durante a maioria das 38 rodadas, só que perdeu fôlego na reta final e quase deixou escapar a vaga na Libertadores com a derrota na última rodada contra o Botafogo.
"A queda de rendimento nos convenceu a fazer algumas mudanças", confirma Luxemburgo. "O elenco atual está amadurecendo com a disputa da Libertadores e esperamos uma boa resposta no Campeonato Brasileiro", completa o treinador com o maior número de títulos na competição nacional: cinco.

Para três jogadores do Verdão, enfrentar o Coritiba ainda tem um gosto especial. No ano passado, o zagueiro Maurício Ramos e atacante Keirrison defenderam o clube do Alto da Glória. O recém-contratado Mozart também surgiu para o cenário nacional no Couto Pereira. "Tenho muitos amigos por lá, sempre estou conversando com meus antigos companheiros", admite Maurício Ramos.
Sobre a escalação, Luxemburgo deve manter o mistério até momentos antes de a bola rolar. A condição física será fundamental para modificações. Pierre, que vinha de uma lesão no tornozelo esquerdo, é um dos candidatos a ganhar um descanso. Em contrapartida, destaque para a volta do zagueirão Marcão, que cumpriu suspensão na última apresentação alviverde pela Libertadores.

No Coritiba, que inicia semana que vem a participação nas quartas de final da Copa do Brasil contra a Ponte Preta, a ordem é tentar repetir a estreia positiva do ano passado, quando bateu o próprio Palmeiras, no estádio Couto Pereira.
Em relação à formação, o técnico René Simões segue sem a presença de Cleiton, vetado pelo departamento médico. Com a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em permitir as transferências de atletas que atuaram em até seis partidas, Rodrigo Mancha, alvo do Santos, está confirmado na defesa.
Nos outros setores, mais novidades. No meio-campo, destaque para a presença de Leandro Donizete como primeiro volante. No ataque, Marcos Aurélio, poupado na vitória contra o CSA, pela Copa do Brasil, volta a fazer dupla de ataque com Ariel.

Carlinho Paraíba, escalado na teoria como ala esquerdo, será uma das peças mais importantes no esquema de René Simões para enfrentar o Palmeiras. "Ele é um jogador que precisa se movimentar bastante, então pedi atenção na cobertura do nosso lado esquerdo", solicitou o treinador.

FICHA TÉCNICA: PALMEIRAS x CORITIBA

Local: Palestra Itália, em São Paulo Data: 09/05/2009 (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)

PALMEIRAS: Bruno; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel, Pierre (Mozart), Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero; Willians e Keirrison.
Técnico: Wanderley Luxemburgo.

CORITIBA: Vanderlei; Rodrigo Mancha, Pereira e Felipe; Márcio Gabriel, Leandro Donizete, Pedro Ken e Carlinhos Paraíba; Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio e Ariel.
Técnico: René Simões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário