terça-feira, 7 de abril de 2009

Cruzeiro de 1997 pode inspirar Palmeiras na Libertadores


O Palmeiras vai ter que rever a jornada de um outro Palestra para seguir vivo na Libertadores. Em 1997, o Cruzeiro, em arrancada sensacional e contra todas as expectativas, saiu de três derrotas seguidas na etapa classificatória para a conquista do título. E o Palmeiras deste ano, dado como morto por muitos, já perdeu os dois primeiros jogos. Historicamente, portanto, existe onde buscar inspiração. Se estiver mesmo atrás de uma força a mais, basta o Palmeiras entender o que fez o Cruzeiro naquele ano.
O primeiro revés cruzeirense foi um enorme baque: em pleno Mineirão, o time foi batido por 2 a 1 pelo Grêmio. Depois, foi a Lima, no Peru, onde perdeu por 1 a 0 para o Alianza. Ainda em Lima, perdeu o terceiro jogo para o Sporting Cristal. O quarto jogo seria, assim como acontece com o Palmeiras nesta quarta-feira, contra um time brasileiro, dono de um caldeirão, e fora de casa: o Grêmio no Olímpico. Quem apostaria no Cruzeiro?
Contra todas as previsões, deu o Palestra de Minas no Olímpico, 1 a 0. O jogo foi, para quem testemunhou, o momento da grande virada. O grupo, que antes via a classificação distante, de repente estava perto de fazer história. Além do treinador, alguns jogadores como o então já bicampeão mundial Palhinha passavam confiança para os mais jovens.

O cinegrafista Quem fala com propriedade sobre o que aconteceu ali é Alexandre Ceolin, integrante da comissão técnica campeã da Libertadores em 97 e - para delírio dos palmeirenses mais supersticiosos - atual cinegrafista do Palmeiras. É ele que conta que, precisando desesperadamente motivar a equipe, o técnico Paulo Autuori exibiu um vídeo para o elenco do Cruzeiro antes do jogo que poderia determinar a eliminação precoce do time. Era coisa simples, mas causou efeito de TNT: "foram depoimentos de incentivo de familiares aos atletas", diz Ceolin, em entrevista ao Terra.

Depois disso, em casa, o Cruzeiro bateu os dois times peruanos para garantir a vaga e seguir, na fase de mata-a-mata, para o título (veja abaixo a trajetória do Cruzeiro rumo ao título).
Grêmio ainda ajudou Para acrescentar mais emoção à conquista da vaga nas oitavas, como lembra o ex-lateral esquerdo Nonato, nem mesmo a vitória no último jogo garantiu o Cruzeiro lá. Foi preciso ainda torcer pelo Grêmio diante do Sporting Cristal. "Foi bem duro", disse Nonato ao Terra. "Depender dos outros é a pior coisa que existe. Cada um viu o jogo em casa, torcendo pelo resultado que nos colocaria adiante. Aí, já sabendo da classificação, falamos: 'agora a gente vai para o título'", diz.
Ele lembra do momento em que o grupo se fechou no objetivo. "Depois da terceira derrota (para o Sporting Cristal, em 28 de fevereiro), fizemos uma reunião no próprio hotel e entendemos que a única chance era ganhar os três jogos seguintes. Tínhamos certeza que chegaríamos ao título se conseguíssemos a classificação para as oitavas", diz.
As chances do Palmeiras Doze anos depois, o Palmeiras do técnico Vanderlei Luxemburgo vive roteiro parecido. Credenciado no começo como candidato a uma das duas vagas do Grupo 1, a equipe alviverde não teve boa sorte nas cenas iniciais - perdeu em Quito para a LDU, atual campeã, e em casa para o Colo Colo. O próximo jogo será diante do Sport, na sempre "desconfortável" Ilha do Retiro.
A chave tem o Colo Colo na liderança, com seis pontos em três jogos. O Sport, com a mesma pontuação e uma partida a menos, aparece em segundo. Na terceira colocação está a LDU, que venceu um dos três confrontos que disputou e soma três pontos. O Palmeiras é o lanterna, ainda sem ter pontuado no torneio.

"O grupo do Palmeiras tem consciência de que tem condição de reverter essa situação. Todos estão muito unidos", afirma Ceolin, que trabalha com Luxemburgo há sete anos. Ele diz ter material suficiente para criar um vídeo motivacional já para o jogo contra o Sport, no dia 8 de abril, caso o treinador peça, mesmo que seja um dia antes da partida. "Se for o caso, a gente passa a noite editando".

O vídeo que ganha jogos E passa mesmo. Quando trabalhava no Santos, Ceolin ficou nove horas e meia editando imagens que renderam um vídeo de apenas quatro minutos, para a decisão do Paulista de 2007. Ao som de Chitãozinho & Xororó, alguns jogadores, como Zé Roberto e Fábio Costa, foram às lágrimas antes de conquistar o título estadual sobre o São Caetano.
Classificado para as finais do Estadual, o Palmeiras concentra forças na competição sul-americana debaixo de enorme pressão da torcida. Depois de perder para o Colo Colo, os jogadores ouviram o torcedor gritar: "não é mole não, vencer domingo (dia do clássico com o Corinthians em Presidente Prudente) não é mais que obrigação". E não venceu: sofreu o empate aos 47min do segundo tempo, com gol marcado por Ronaldo.
Chances matemáticas O matemático Tristão Garcia traduz em números o desafio. Para ele, Luxemburgo tem 14% de chances de levar seu time à próxima fase e não pode perder mais nenhum compromisso. "O jogo da vida pode ser contra o Sport, no dia 8 de abril. Se ganhar na Ilha, as chances aumentam para 34%, quase as mesmas de se ganhar um jogo (nas três possibilidades de vencer, perder ou empatar)", diz.

Agora resta saber se o filme do Palmeiras este ano será um curta ou um longa-metragem. É certo que o roteiro ainda não tem protagonista aparente - seja ele o herói ou o vilão. Mas é certo também que o time pode ser empurrado pela canção do próprio hino, em um eventual vídeo motivacional. Para tentar se fazer imponente e, como diz o cineasta palmeirense Ugo Giorgetti, renascer como espinho atravessado na garganta dos outros times. Tarefa dura: no dia 8 de abril o rival é um time invicto no ano, cheio de moral e de chances de classificação. O Terra acompanha o duelo entre Sport e Palmeiras, minuto a minuto, nesta quarta, a partir das 21h40.

Campanha do Cruzeiro em 1997:

Primeira fase-

Belo Horizonte - Cruzeiro 1 x 2 Grêmio
Lima - Alianza Lima 1 x 0 Cruzeiro
Lima - Sporting Cristal 1 x 0 Cruzeiro
Porto Alegre - Grêmio 0 x 1 Cruzeiro
Belo Horizonte - Cruzeiro 2 x 0 Alianza Lima
Belo Horizonte - Cruzeiro 2 x 1 Sporting Cristal

Oitavas-de-final -
El Nacional 1 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 2(5) x 1(3) El Nacional

Quartas-de-final -
Cruzeiro 2 x 0 Grêmio
Grêmio 2 x 1 Cruzeiro

Semifinal -
Cruzeiro 1 x 0 Colo Colo
Colo Colo 3(1) x 2(4) Cruzeiro

Final -
Sporting Cristal 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 0 Sporting Cristal

Primeira Fase do Palmeiras em 2009:

17/02/09 Quito - LDU 3 x 2 Palmeiras
03/03/09 São Paulo - Palmeiras 1 x 3 Colo Colo
08/04/09 Recife - Sport x Palmeiras
15/04/09 São Paulo - Palmeiras x Sport
21/04/09 São Paulo - Palmeiras x LDU
29/04/09 Santiago - Colo Colo x Palmeiras

Coincidências - Ambos dividem grupo com outro time brasileiro campeão nacional no ano anterior (Grêmio campeão brasileiro de 96 e Sport campeão da Copa do Brasil de 2008) - Um adversário brasileiro é o fiel da balança no quarto jogo - Os dois perderam o primeiro jogo em casa- Palmeiras também tem dois jogos em seu estádio na volta

Uma outra história de superação: Em 2007, o Cúcuta Deportivo (COL) empatou as três primeiras partidas, perdeu a quarta e venceu as duas restantes. Classificou-se em segundo lugar, com nove pontos conquistados, e surpreendeu. Foi eliminado apenas na semifinal, pelo Boca Juniors: venceu em casa por 3 a 1 e perdeu o jogo de volta por 3 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário